quinta-feira, outubro 01, 2009

Belém receberá seletiva de Jiu-Jitsu



A cidade de Belém vai sediar, em maio de 2010, a seletiva sul-americana do Samurai Pro Jiu-Jitsu, cujo evento principal ocorrerá em Los Angeles, em agosto de 2010. O projeto do evento foi apresentado à governadora Ana Júlia Carepa, em Los Angeles, por um dos coordenadores, o brasileiro Lucas Pires, dono da academia Werdum Combat Team, que fica no condado Marina Del Rey, na Califórnia.

Os organizadores pediram o apoio da governadora para a realização da etapa no Brasil e explicaram a importância de Belém no contexto dessa luta oriental. Segundo Pires, esse apoio vai ajudar a transformar o jiu-jitsu e resgatar as raízes, já que foi na capital paraense que a luta sofreu profunda transformação.

Pires conta que o jiu-jitsu foi levado para o Brasil, mais precisamente para Belém, pelo Conde Koma em 1915, quando ele conheceu Gastão Gracie, patriarca da família Gracie. O conde se hospedou na cada da família e em retribuição à hospitalidade ensinou a arte marcial a Carlos Gracie, filho mais velho de Gastão.

Carlos Gracie começou a arte marcial japonsesa, originalmente baseada na força, para uma arte fundamentada no sistema de alavancagem, técnica que permite, por exemplo, que um indivíduo pequeno ganhe de um grande. De Belém, a nova técnica, denominada Brazilian Jiu-Jitsu ganhou o mundo e foi exportada inclusive para o Japão. O Rio de Janeiro, onde Carlos Gracie se estabeleceu é o maior celeiro de lutadores de Jiu-Jitsu, seguido da Califórnia.

Lucas Pires é faixa preta em Jiu Jítsu, campeão brasileiro, norte-americano, campeão sul-americano, seis vezes campeão gaúcho, representou a seleção brasileira em 2004 num embate entre o Brasil e Estados Unidos. Seu sócio, Fabrício Werdum é campeão de vale-tudo, bi-campeão do mundo, tricampeão pan-americano e campeão em Abu-Dhabi 2007/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario.